Alternativos ao Bitstrips #3 - ToonDoo

10:54 Ikkyh P. Blu 4 Comments

Hey! Como estão vocês?

Hoje vim falar sobre uma outra engine, bastante desconhecida entre os bitstrippers: o ToonDoo. Preparem-se para um post enorme, pois tem muita coisa para ser falada sobre ele.

Página Inicial do ToonDoo.
A Home Page é linda, não é? Pois não é a única coisa.

Creator.
Um design bem agradável, não é? A primeira vista pode parecer perfeito, mas essa questão eu pretendo tratar logo abaixo, nos prós e contras do site.

O ToonDoo tem muitos pontos positivos, mas possui alguns "pecados" que colocarão tudo a perder. 

Outro ponto que gostaria de deixar claro aqui, é que, ao contrário de todas as outras engines, o ToonDoo não possui um desenhista, e sim 5. Isso ajuda no número e itens e afins, que você verá a seguir.



Enfim, lá vamos nós...



PONTOS POSITIVOS


1. É totalmente grátis.



2. Tem personagens e objetos em vários estilos, em função dos 5 desenhistas diferentes.



3. No criador de personagens, você tem uma variedade de roupas muito maior do que no Bitstrips, sendo elas partes do corpo de um dos estilos do ToonDoo em si.



4. Possui uma página especial onde mostra todos os itens novos que foram adicionados na engine - para você que odeia "caçar props", como se chama no Bits.



5. Ferramentas.

O ToonDoo tem uma coisa em especial, que você - infelizmente - ainda não encontrará em nenhum outro lugar. Segue aqui a lista.

1 - Exportador de imagens



Sempre sonhou em colocar imagens do seu computador - ou da internet - em suas tiras? No ToonDoo, isso incrivelmente é possível. Com o ImagineR, você escolhe qualquer imagem e facilmente - ou nem tanto - a recorta. Depois, é só salvar e...



TCHARAM! A imagem está aí, lindamente na sua tirinha! Perfeito, não?

2 - Desenhos

Gosta da engine, mas acha que poderia desenhar também nela, nem que seja por diversão? Com o DoodleR, mais uma maravilhosa ferramenta do ToonDoo, você pode!



Aqui você desenha, salva, e logo depois...



Você já pode usá-lo na tirinha!

3 - Feed de suas tirinhas

Aqui está uma ferramenta simples, porém extremamente útil. Com o Widgetoon, você pode colar uma espécie de feed da sua conta onde quiser! Facebook, blog... Qualquer local tenha caixa de HTML!


Essas sim são ferramentas de verdade!

6. Chars, itens, scenes... De um jeito que parece até um sonho.

E fique feliz por não ser!!!


Enlouqueceu com esses cenários? Pois pode pegar um calmante, pois isto não é nem 10% da quantidade real de itens que você verá lá.
Como eu falei antes, o ToonDoo possui 5 desenhistas, o que deixa a quantidade de objetos da engine 5 vezes maior que a do Bits... Ou até mais!

A quantidade é tão grande que você pode acabar levando horas para ver todos os itens do portfólio, e eu digo muitas horas.


É SIMPLESMENTE UM PARAÍSO PARA NÓS!



É simplesmente impossível para mim contar tudo o que tem no ToonDoo, que não tem no nosso querido Bits. É MUITA COISA, MESMO MESMO MESMO!

Mas aí você me pergunta... Cara, isso daí é a engine perfeita! Não pode uma coisa que tem TANTAS QUALIDADES poder ter problemas que nos façam desistir dela! Mas não tem mesmo!

Pois pode preparar o banho, porquê agora você vai ficar com a cara na poeira, meu amigo.

Na poeira não... Na praia... E com depressão...



PONTOS NEGATIVOS


Tudo bem que nem tudo são flores, nós só sabemos colocar defeito nas coisas e nunca estamos satisfeitos com nada. Porém, você vai começar a achar que o ToonDoo está fazendo um disperdicio de conteúdo, depois de ler isso daqui.


1. Layout de comics limitado

Apresento a vocês, as opções de layout do ToonDoo:



Sim, meus caros. Apesar de ter uma quantidade imensa de conteúdo, o ToonDoo foi miseravelmente criado para criar comics no estilo daquelas que você vê no jornal - curtas. 

Nada de escolher até 7 colunas, nada de escolher quantos quadros cada coluna tem, nada de escolher o tamanho desses quadros, e respectivamente dessas colunas... No ToonDoo, você tem que escolher entre esses 15 formatos. Quinze parece um número grande, não? E é, mas isso seria se pudéssemos adicionar outras colunas iguais embaixo, o que não é possível.

2. ToonBook, a ferramenta ordinária.

Para tentar "compensar" o primeiro ponto negativo, o ToonDoo possui uma ferramenta especial, chamada de ToonBook. Nela, você escolhe entre suas comics (publicadas ou não) para montar uma espécie de livro, bem amigável.



Parece perfeito, não? Sim, é perfeito, SE FOSSE FEITO NO BITSTRIPS. Por mais irônico que possa parecer, essa ferramenta, que foi feita justamente para COMPENSAR a falta de layouts do ToonDoo, é automaticamente AFETADA por ela.

Afinal, o que você preferiria? Fazer 7 comics para depois montar um livro e dizer "Olha, primeiro capítulo da minha série", ou fazer uma tirinha de 7 colunas, e postá-la? E quem sabe, juntar essa essa tirinha com mais outras e fazer um "episódio maior", ou então uma "série completa"?

Sem mais comentários a partir daqui...

3. Opções de personagem limitadas

O ToonDoo pode ter 500 vezes mais itens do que o Bits, porém peca em um dos fatores mais importantes: os personagens.

Como você viu antes, existem diversos estilos de personagens - porém, para manipulá-los, você precisa clicar em dois botões: o de emoção e o de movimento.



Vamos levar em conta isso daqui de cima. Como vocês podem ver, é um ursinho camarada que vem em várias posições. Quando você escolhe um, pode então mudar sua expressão facial, assim:



Lindo, né? Seria, se isso valesse para todos os personagens. Mas para a maioria, você tem poucas opções, tanto de emoções quanto de movimentos. Esse urso feioso é um caso a parte. E outra coisa: NADA DE MUDAR A OPÇÃO EM SEU FAVOR! Enquanto no Bits você deixa a perna, o braço, a mão e todo o resto do jeito que você quer, aqui você se vira com o que dá.



E PÕE ESCROTA ISSO!


ESSA COISA FEIA, QUE O CRIADOR DE CHARS NOS OBRIGA A FAZER, CHEGA DÁ MEDO! Como pode um site que possui props e cenários impecáveis, com chars prontos também super bem desenhados, nos obrigar a colocar "personagens criados" com uma cara DESPROPORCIONAL, FEIA E RIDÍCULA?!

Avá?! Quer dizer que quando eu uso os chars prontos, para fazer dialógos tenho que colocar eles de perfil, agora quando eu uso os MEUS chars, nem isso eu posso fazer???

Você pode achar que eu fico vendo problema em tudo, mas isso é algo inadimissível... Será que no lugar de investir em props inúteis (sim, tem muitos deles), eles não poderia investir em criar um CharMaker mais bonito, não?

4. Aguarde, está carregando...

Essa é bem rápida - sem trocadilhos. Hoje, a engine carregou normalmente, mas no tempo que eu descobri o site, não tinha a mesma internet de agora. E tinha que esperar uma eternidade até tudo carregar! 


E no que podemos chegar então?


Conclusão: Acho que compartilho um desejo com todo o resto da comunidade Bitstrippiana hoje: um BitDoo. Ou ToonStrip, seja como for.

O que eu quero dizer: Um Bistrips, que possua os mesmos itens e ferramentas do ToonDoo. Ou então, um ToonDoo com o "corpo do Bits". É pedir muito?

Pois bem... Esta é a questão que faz também a conclusão dessa série. Será que as pessoas saem do Bits só por problemas pessoais, ou será que elas estão pedindo muito também?

O ToonDoo é a prova viva de que é possível fazer tudo o que os Bitstrippers pedem, e ainda por cima continuar com uma engine de graça. Mas até quando? No final, as pessoas só vão pedir, pedir, pedir e pedir mais ainda...

Como falei, hoje compartilho um sonho. Uma engine perfeita. Não adianta onde você procure - você JAMAIS encontrará uma melhor que o Bitstrips.

Você pode acabar se iludindo com o estilo novo que o Pixton nos dá, com a interface amigável que a MQTM nos oferece, e com o PORTFÓLIO ABSURDO que o ToonDoo nos presenteia. Mas no fim das contas, vai acabar querendo voltar pro nosso querido Bits. Pois ele é único. 

E é quando você perceber que jamais encontrará algo do nível do nosso admirável site, que você poderá então erguer os olhos, sorrir e dizer:


O Bitstrips é a engine perfeita.


Um abraço para toda a comunidade Bitstrippeana, do




























BÔNUS: Ei, cambada! Gostaram desse clima culto e de reflexão aqui? Pois eu espero que sim, pois vocês não verão mais ele por um bom tempo. Afinal, continuo sendo o Ikkyh indecente de sempre.

Fiquem agora com essa linda imagem que irá assustar tutô fazer vocês pensarem se querem mesmo sair do Bitstrips:

PFVR, SEDUZO GERAU!